1970 – Challenger

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1970

Dodge Challenger

 O Dodge Challenger de 1970 é um dos modelos mais icônicos da era “muscle cars” americanos. Lançado como concorrente direto do Ford Mustang e do Chevrolet Camaro, ele chamou atenção pelo seu deseign agressivo, potência e opções de personalização.

– 1970 –
Dodge Challenger

– 1970 –
Design

Tinha linhas musculosas e um grade frontal larga, com faróis duplos que realçavam sua aparência intimidadora. Ele vinha em várias cores vibrantes, típicas da época, como Plum Crazy (roxo), Sublime (verde), e Hemi Orange (laranja).

– 1970 –
Motores

O Challenger oferecia várias opções de motores, incluindo o poderoso Hemi V8 de 7.0 litros (426 cubic inche), que entregava cerca de 425 hp. Outras opções incluíam o 383 V8, o 440 Magnum V8 e o 440 Six Pack.

– 1970 –
Versões

Havia diversas versões do Challeger em 1970, incluindo o R/T (Road/Track), que era voltado para performance, e o T/A (Trans Am), uma versão de corrida com motor 340 Six Pack e características aerodinâmicas.

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1970 – T/A

O Challenger T/A de 1970, abreviação de Trans Am, foi uma variante de alta performance do Dodge Challenger. Foi construído especificamente para competir na série de corridas SCCA Trans Am. Possuía um visual distintivo com listras marcantes, capô de fibra de vidro com uma grande entrada de ar e tubos de escape de saída lateral. Sob o capô, geralmente abrigava um motor V8 de 340 polegadas cúbicas com modificações especiais para corridas. Esses carros são muito procurados por colecionadores hoje devido à sua raridade e pedigree de desempenho.

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– 1970 Challenger –
2 Door Hardtop

Este era o modelo de entrada, sem foco esportivo das versões mais potentes. Ele oferecia as características básicas do design do Challenger, mas com motorização mais leves.

Motorização: opções de motores menores, como o Slant-Six de 3.2 L (198 ci) ou 3.7 L (225 ci), e o V8 de 5.2 L (318 ci).

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– 1970 Challenger –
SE 2 Door Hardtop

Modelo focado em conforto e estilo, com acabamentos internos mais luxuosos. O Challenger SE incluía detalhes como bancos em vinil, interior em madeira falsa, teto de vinil e janelas traseiras pequenas.

Motorização: Motores V8 de 5.2 L (318 ci) até 5.9 L (360 ci.)

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– 1970 Challenger –
Convertible

Versão conversível disponível na  configurações do Challenger Base.

Motorização: As mesmas opções dos modelos Base.

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– 1970 Challenger –
R/T 2 Door Hardtop

A versão esportiva voltada para performance, o R/T é a configuração que fez o Challenger ser lembrado como um dos grandes “muscle cars”.

Motorização: Motores V8 potentes, incluindo o 6.3 L (383 ci), 7.2 L (440 ci Magnum) e o lendário 7.0 L Hemi (426 ci).

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– 1970 Challenger –
R/T SE 2 Door Hardtop

A versão SE incluía detalhes de luxo, como um interior aprimorado, bancos em vinil, acabamentos de madeira no painel e janelas traseira menores, proporcionando um visual mais exclusivo.

Motor: Assim como outros modelos R/T, o Challenger SE podia vir equipado com motores V8 de alta potência, incluindo o 440 Magnum e o icônico 426 Hemi.

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– 1970 Challenger –
R/T Convertible

Versão conversível disponível na  configurações do Challenger R/T. Era uma opção para quem buscava o estilo “muscle car” com a liberdade de um conversível.

Motorização: As mesmas opções dos modelos R/T.

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DODGE MATERIAL

Bruchures

1970
Challenger (USA)

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1970
Challenger (CA)

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1970 - Dodge Challenger (08)

– Popularidade e Impacto –
1970

Embora o Challenger fosse lançado um pouco depois de outros muscle cars, ela rapidamente se tornou um ícone devido ao seu desempenho e estilo. O modelo de 1970 é hoje altamente valorizado entre colecionadores e entusiastas de carros clássicos.

Esse modelo representa a era dourada dos muscle cars americanos e ainda hoje é uma inspiração para as versões modernas do Challenger.